Gestão de resíduos de construção: estratégias para redução e reciclagem
- Ideal Consultoria Júnior
- 11 de fev.
- 3 min de leitura

A construção civil é um dos setores que mais gera resíduos no mundo, representando um grande desafio para a sustentabilidade. A gestão eficaz desses resíduos é muito importante para minimizar os impactos ambientais, promovendo um futuro mais verde e sustentável. Uma das medidas é o planejamento cuidadoso e o design sustentável. É preciso adotar práticas de design que minimizem a geração de resíduos desde a fase de concepção do projeto. Isso inclui o uso de materiais modulares, a escolha de materiais duráveis e recicláveis, e a incorporação de técnicas de construção que reduzam desperdícios.
Materiais como concreto, asfalto, gesso e plásticos podem ser reciclados e transformados em novos produtos. Para isso, é fundamental a segregação adequada dos resíduos no local de construção, facilitando a coleta e o processamento. A criação de parcerias com empresas especializadas em reciclagem e a adoção de tecnologias inovadoras de processamento de resíduos são medidas que podem potencializar os benefícios da reciclagem na construção civil.
Gestão de resíduos sólidos na construção civil é fundamental
Como setor da economia que mais gera resíduos sólidos, a construção civil necessita investir no correto gerenciamento de todo o ciclo produtivo. Sempre que se inicia uma obra, o construtor deve apresentar o Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) do empreendimento para o órgão fiscalizador. A fiscalização, ao término da obra, irá compar quantidade estimada com a realizada de resíduos pelos documentos da sua empresa e da empresa contratada para coleta. A gestão de resíduos na construção civil é um assunto que não deve ser tratado apenas como obrigação das construtoras. Pode ser muito vantajoso para a economia da empresa e preservação do meio ambiente, evitando a poluição. Seguir a legislação e ter um bom plano de gerenciamento pode ser a chave para assegurar um gestão de resíduos sólidos na construção civil de modo efetivo.
Os 5 R's são uma política de sustentabilidade que visa reduzir a geração de resíduos e
contribuir para a preservação do meio ambiente:
Repensar: Consumir de forma mais consciente e utilizar melhor os itens que já se possui;
Reduzir: Diminuir o consumo de produtos e recursos naturais;
Recusar: Evitar produtos ou serviços de empresas que não tenham ações sustentáveis;
Reutilizar: Dar uma nova função a um produto, sem alterar significativamente suas características originais;
Reciclar: Transformar materiais em novos produtos ou que possam voltar ao seu estado original.
Segregação e Armazenamento
Após a estruturação da primeira parte da gestão de resíduos na construção civil é necessário disponibilizar formas corretas para o descarte dentro do canteiro de obras. Isso porque, muitas vezes, não é possível retirar os materiais do local de forma imediata.
Assim, é necessário que o planejamento inclua a aquisição de recipientes adequados para cada tipo de material. Obter a identificação dos conteúdos armazenados é imprescindível para que o descarte final seja assertivo.
Destino dos Resíduos
No fim do planejamento de gestão de resíduos, os materiais para descarte serão transportados por autorizadas até seus destinos. Sendo assim, a construtora ou incorporadora deve garantir que o transporte seja feito para locais licenciados e que irão aplicar a ecologia e a sustentabilidade no manuseio desses resíduos.
Através das regulamentações vigentes e seguindo as diretrizes de práticas sustentáveis, a gestão de resíduos na construção civil se torna algo eficaz. Dessa forma, com essa ação é possível diminuir os impactos negativos do setor no meio ambiente, utilizar de forma consciente os recursos naturais e preservar o planeta para essa e as futuras gerações.
Ficou interessado? Nós da Ideal Consultoria Júnior podemos lhe ajudar e entregar um projeto de excelência, que não te gere dúvidas! Entre em contato com nosso time.
Por Ideal
Comments